1. Influências Sociais

Because “Shift happens"



The Machine are Us




"Convergence – everything is going mobile"

“In biology, convergent evolution pertains to organisms that are not closely related but which independently acquire similar characteristics while evolving in separate and sometimes varying ecosystems. In mathematics, convergence is used to define limiting behavior, particularly of an infinite sequence or series toward some limit. Well, in our digital world there are no known limits –"convergence" can be defined as the liquidity of information which can easily flow seamlessly from one device to another across varying channels, bearers, form factors and technological standards.” (The Netsize Guide 2007)


Existem cerca de 2 biliões de subscritores de telemóveis em todo o mundo, e este numero cresce a um ritmo elevadíssimo, muito devido aos mercados emergentes na Ásia, América Latina e África. Quase todos os telemóveis que são agora lançados no mercado têm câmaras fotográficas, leitores de música e a capacidade para acederem à internet.

Os media estão, cada vez mais, a comprar operadores de internet; os operadores de serviço telefónico móvel estão a começar a oferecer serviços de internet de banda larga e os operadores de internet estão a oferecer as mais diversas soluções de mobilidade para empresas e particulares.

Convergimos para um futuro onde os aparelhos electrónicos, maquinas, automóveis e media podem comunicar através de canais digitais sobre redes fixas e móveis. Esta convergência não é nenhuma espécie de fantasma ou ameaça que devemos evitar, nem sequer uma extravagância de uma qualquer revista tecnológica, é uma realidade presente no nosso dia a dia e que toca todas as dimensões da nossa vida pessoal e profissional.

“There is definitely a fundamental shift in consumer habits and attitudes towards digital content consumption - how else would you explain search engine brands being valued much more than oil and gas companies on the stock exchange?”(The Netsize Guide 2007)

Exemplos desta convergência no nosso dia a dia incluem a nossa capacidade de aceder ao nosso e-mail e às aplicações da empresa utilizando os mais variados dispositivos em ambos os ambientes fixo e móvel. A capacidade de interagir com a nossa televisão através dos nossos telemóveis para votar no Dança Comigo ou no Preço Certo são outro exemplo de como esta convergência se aplica a áreas como o entretenimento e de como se tornaram, sem sombra de dúvida, parte do nosso quotidiano.


Podemos hoje aceder à televisão e à internet a partir dos nossos telemóveis. Podemos, ao mesmo tempo, aceder à internet e a muitos outros serviços interactivos através da nossa televisão. Podemos muito facilmente fazer, publicar e distribuir vídeos sem utilizar outro aparelho que um telemóvel com câmara de vídeo e acesso à internet.

Do conforto do nosso carro podemos aceder a mapas digitais, obter indicações via GPS, satélite ou qualquer outro canal wireless enquanto os passageiros se divertem com a televisão, rádio ou um qualquer jogo digital disponível no sistema de entretenimento interno do carro.

Este mesmo carro pode estar equipado com um sistema wireless de segurança que, através de mensagens, avisa em caso de emergência, disparo dos airbags, roubo ou ao clic de um botão de ajuda. Se até agora estes eram sistemas disponíveis apenas em carros como o do James Bond, agora são características de série de grande parte dos carros que encontramos disponíveis no mercado.

Esta convergência afecta todos as dimensões da nossa vida; a comida que comemos é comprada em supermercados que monitorizam a sua cadeia de valor não só através de computadores mas também através dos mais variados dispositivos wireless colocados nos camiões, mantendo assim registo de ambos os percurso efectuado, temperatura da carga, aberturas das portas, etc., garantindo que o produto chega nas melhores condições e/ou não é adulterado na viagem.

A maior parte das pessoas já usa dinheiro electrónico e a internet para gerir a sua contabilidade. Assinaturas escritas são substituídas por códigos "chip and pin" digitados pelos clientes nos respectivos dispositivos de pagamento de rede fixa ou móvel.

O telemóvel tem vindo a estabelecer por si próprio como o dispositivo, de facto, usado para pequenos pagamentos, para a compra de bens digitais, abrindo assim uma nova onda de consumidores, aparecendo assim como o mais provável substituto do cartão de crédito.

A musica quebrou todas as fronteiras imagináveis ao estar disponível nos mais variados formatos digitais. O mercado dos CDs vai ainda existir durante algum tempo, mas quando os próprios leitores de musica são telemóveis que permitem descarregar on line qualquer musica a um preço imbatível, advinha-se, também aqui, muitas e rápidas mudanças.