6. Marca - Nokia

Depois da análise das estratégias de comunicação e de posicionamento de várias marcas e produtos, aquela que me pareceu ser a marca mais alinhada com a tendência identificada foi a Nokia (com a série N). A determinada altura podemos mesmo questionar-nos sobre quem apareceu primeiro, "o ovo ou a galinha?". A Nokia mescla-se de tal forma com a tendência identificada que a própria Nokia e tendência se confundem e se torna difícil perceber quem deu origem a quem. E isso só favorece a Nokia como sendo escolha certa.

O posicionamento da Nokia, para mim, poderia ser definido da seguinte forma:

The best solution for mobile life

Assumindo este posicionamento olhamos para os vídeos da campanha actual da Nokia de forma de forma a tentar então validar o alinhamento entre a estratégia de comunicação e a tendência de consumo identificada acima. Escolhi faze-lo via análise dos "3 momentos mágicos":


1. O Insight

"An insight is a fresh and unexpected perspective. It gets the following reaction from those involved: 'Wow, yes, you're right.' I'd never thought of it like that before, but you're absolutely right. You really understand what's going on here." (fonte: buildingbrands.com)
O video a seguir apresentado (da campanha actual para o Nokia n95) explora precisamente esta dimensão. A resposta à pergunta "se eu pudesse ter tudo num só equipmamento?" é o tema do video, que trabalha, sem dúvida, a relação de proximidade com o cliente.

Vídeo 1 (web)
"It's the world in my hand"




2. Objectivo da Comunicação:

O objectivo de comunicação da nokia com a campanha actual para a serie N (nomeadamente para o N95) passa, como vimos atrás, pela criação de uma maior proximidade com as necessidades, expectativas e desejos de uma "vida móvel" por parte do consumidor/cliente. A Nokia oferece um produto/serviço que preenche todos os requisitos... num só equipamento: "there is a thing in my pocket, but is not one thing, is many"... e isto confirma o Insight!

Vídeo 2 (tv)
"There is a thing in my pocket, but is not one thing, is many"





3. Mensagem principal:

A mensagem principal desta estratégia de comunicação fica clara com o video a seguir. Feito para a televisão nele a Nokia resume as caracteristicas do produto, para que serve, o que faz ou o que com ele se consegue fazer.

Vídeo 3 (tv)



O futuro?

A trabalhar a continuidade da tendência, a Nokia juntou aos seus anúncios um série de vídeos acerca do futuro, da tendência e da marca (a circular na web):

Vídeo 4
“Explore: Sharing Discoveries”




Vídeo 5
"Connect: Connecting Simply"




Vídeo 6
“Live: Inspiring Senses”




Vídeo 7
“Nokia 888 Concept Phone”