Apresentação

Este blog é o resultado de um dos desafios colocado no âmbito do MBA da Escola de Gestão do Porto pela disciplina de Comunicação Integrada em Marketing (leccionada pelo Prof. Pedro Pina).

Fomos desafiados a trabalhar uma "tendência de consumo", as evidências da relevância dessa tendência na realidade portuguesa, o safari de indústrias/marcas e a escolha de uma das marcas, integrando a sua estratégia de comunicação com a tendência identificada.

Este trabalho/blog está assim organizado em 6 secções:
1. Influências Sociais: aqui analisam-se os fluxos de informação de base para a argumentação da presença (ou não) de uma "nova" tendência de consumo.

2. Microtendências: de que forma as exigências e comportamentos individuais se organizam em pequenos grupos para formarem microtendências.

3. Global Consumer Trend: identificação da (nova) tendência de consumo.

4. Evidências: validação dessa tendência para Portugal.

5. Mobile world: safari industrias/marcas. Esta secção encontra-se dividida por os seguintes segmentos - Mobile Banking; Mobile Music; Mobile Gaming; Mobile TV.

6. Escolha de uma Marca e integrar estratégia de comunicação dessa marca com a tendência referida.
Se se sentirem compelidos a comentar (para o bem e para o mal) sintam-se na liberdade de o fazer.

Gustavo Mendes

Obrigado.

Sem comentários: