5.4 Mobile banking



"Recent research from Forrester indicates that one in four UK internet users would consider switching banks if they were offered free mobile banking services and 51% would be interested in using a mobile banking service. Taking into account the stage of internet and mobile market development in the UK, we could expect to see similar figures (although perhaps not quite so high) in many other countries.We estimate that over 60% of phones in use today support Wap as well as Java, which enables the distribution and use of phone-based mobile banking applications".




O Mobile banking hoje está na sua segunda juventude. Depois de uma falsa partida no ano de 2001/2002 com a primeira versão do WAP, muitas instituições financeiras estão agora a olhar novamente para o potencial deste novo canal móvel. Acredita-se que, para a banca, a fase agora é de reavaliação correcta do valor da tecnologia wireless .... Acredita-se que, para a banca, este é o tempo certo para rever o valor das tecnologias móvies no que diz respeito: 1) ao valor que estas acrescentam nos serviços ao cliente, 2) aos ganhos de eficiência adquirdos ao ser possivel alcançarem e comunicarem em tempo real como o cliente, assim como 3) nos mecanismos agora mutio mais seguros de pagamento via telemóvel .

O "Mobile banking 2.0" cobre todo o espectro possivel, desde o SMS, passando pelo WAP, até aosbrowsers de internet comuns (PDA) que permitem pagamentos, transacções e serviços de marketing multi-canal. Através deste sistema os clientes podem facilmente recuperar em tempo real o seu saldo de conta, modificar as carateristicas de pagamentos do cartão VISA, tranferir dinheiro da sua conta para outras, etc. Como vimos, este tipo de "Mobile Banking" mimetiza na perfeição aquele que podemos encontrar num qualquer computador (web-based online banking).

Mobile Banking em Portugal



O BPI coloca à disposição um novo Serviço que permite realizar consultas e operações bancárias através do seu telemóvel ou PDA - o BPI Net Mobile. De uma forma simples e rápida, em qualquer lugar e a qualquer hora, poderá consultar a sua Conta e efectuar as principais operações bancárias, com toda a segurança e comodidade.

Conceito: Através deste Serviço pode aceder ao Banco a partir de um telemóvel ou PDA com Internet (3G, GSM/GPRS ou WI FI) para realizar consultas e operações, sempre com uma navegação extremamente simples.


Adesão/Utilização: Se já é utilizador dos Serviços BPI Net e BPI Directo, e tem um telemóvel com navegação na Internet, poderá aceder e utilizar de imediato o serviço BPI Net Mobile, bastando para isso digitar o endereço http://m.bpinet.pt.




Qualquer cliente registado no portal Millennium bcp que possua um PDA ou Smartphone , poderá realizar, com este equipamento, as principais consultas e operações bancária. Esta forma de acesso ao banco é efectuada através de uma aplicação específica que é instalada no PDA ou Smartphone.

O download da aplicação é gratuito, não existindo qualquer custo de utilização para além do custo das comunicações (valor cobrado pelo operador móvel).

Consultas e operações disponíveis para PDA/Smartphone:



BESnet 3G: Serviço de Mobile Banking que permite de forma rápida e prática efectuar consultas e operações a partir do seu telemóvel 3G, PDA ou Smartphone.

Um dos primeiros serviços disponíveis via UMTS é o BESnet 3G (ver demonstração no vídeo em baixo), que consiste na disponibilização do Internet Banking do BES no portal i9 da TMN, possibilitando a realização de consultas de saldos e movimentos e da posição integrada, a realização de transferências bancárias e também o carregamento de telemóveis. Adicionalmente, será disponibilizada informação útil, como os dados de contactos do gestor BES 360 e notícias da Reuters.


Esta tecnologia está disponível para todos os clientes BES 360 que disponham de um equipamento de 3G TMN i9, «prevendo-se o seu alargamento progressivo a outras funcionalidades», entre as quais pagamento de serviços, ordens de bolsa, consulta de carteira de títulos, cotações e câmbios.

A videochamada com o Gestor BES 360 é outro dos serviços que o banco vai lançar, tirando partido da transmissão de imagem em tempo real que a nova tecnologia permite. Neste âmbito, alguns Gestores Private e um conjunto de 18 gestores BES 360 passam a estar equipados com telemóveis TMN i9 3G, com funcionalidade de videochamada, para participarem num projecto piloto «cujo objectivo é avaliar a receptividade dos clientes à utilização dos equipamentos da terceira geração»