5.1 Mobile music

you have two ears, use them!



Não existem hoje duvidas de que estamos perante uma procura explosiva de música digital, grande parte da qual para ser “consumida”nos telemóveis. O mercado mundial para este “produto” irá ascender aos $67.6 biliões em 2011, com uma taxa de crescimento anual de 2.19%.


Sapo reforça aposta na música digital com mais de 4 milhões de títulos

O portal SAPO reformulou a sua oferta de venda de música (http://musicaonline.sapo.pt), estabelecendo uma parceria com a MusicaOnline, aumentando desta forma a sua oferta para 4,1 milhões de títulos, de mais de 150 mil artistas.

A aposta do SAPO na portugalidade dos seus conteúdos está bem patente nesta nova oferta, já que a MusicaOnline detém os direitos de quase todo o catálogo de música portuguesa disponibilizada em formato digital, contando já com mais de 5 mil títulos, tendo em breve, uma nova oferta com mais de 12 mil.

Para efectuarem downloads legais de músicas, os utilizadores do serviço de música do SAPO podem optar por utilizar o seu cartão de crédito ou visa electron. Em alternativa, podem também optar por utilizar vales, no valor de €5,00, disponibilizados nas estações de serviço da BP. Podem adquirir apenas as músicas que mais gostam, não precisando comprar todo o álbum. Com valores por música a partir de 0,79€ os utilizadores poderão fazer a sua própria selecção, com todas as músicas da sua preferência.

Para descarregar as músicas adquiridas não há necessidade de descarregar para o computador qualquer outro programa para além daquele que já vem instalado de origem e que permita a audição da música.

O SAPO Música foi a primeira loja on-line de venda de música digital a actuar no mercado português, tendo sido lançada em Outubro de 2004. Tem hoje mais de meio milhão de pageviews e 50 mil unique visitors, com um crescimento nos primeiros quatro meses de 2007 de 40% no número de downloads e de 200 % em full streams, em relação ao período homólogo.






O site “Palco Principal” (palcoprincipal.com) vende também músicas ‘online’. Este 'Site' português, com um investimento inicial de 10 mil euros, pretende tornar-se num projecto lucrativo de música digital.

É o primeiro projecto de música digital “privado” na ‘web’ portuguesa e está a ser cofinanciado pela Agência de Inovação, através do Neotec, e por dois ‘business angels’ do panorama tecnológico em Portugal. Com um investimento inicial de dez mil euros, o “Palco Principal” assume-se como um portal em que tudo é possível no mercado musical.


i9 TMN

Na primeira tabela portuguesa de vendas digitais, revelada pela AFP, o mais recente single dos Da Weasel, “Dialectos da Ternura”, comercializado apenas pela TMN, encabeça com destaque o top de vendas de toques para telemóveis, que inclui os totais de vendas da Arena Mobile, a Movilisto, a Musiwave, a TIM w.e., a Optimus e a Vodafone.

A TMN inaugura assim, através de um toque que disponibiliza em exclusividade, o primeiro lugar do top de uma das primeiras tabelas de toques reais da Europa. A AFP destaca-se desde a sua fundação, em 1989, como a única entidade portuguesa responsável pela publicação de informação estatística acerca do mercado discográfico e começa agora a distribuir, com periodicidade semanal, o “Top Digital AFP”.

Para além do toque dos Da Weasel, os clientes da TMN podem ainda adquirir em exclusivo o tema integral “Dialectos da Ternura”, lançado no passado dia 5 de Março no Music Box. Este serviço permite pesquisar, seleccionar e fazer download de mais de 600 mil faixas completas de música. Através desta verdadeira loja de música, disponível no tmn i9 e compatível com uma gama alargada de terminais especialmente vocacionados para a música, os clientes da TMN podem ouvir os seus temas preferidos no telemóvel como num leitor de MP3.


Optimus mobile music