4. Evidências (Portugal)

Esta secção é dedicada aos factos e acontecimentos nacionais que de alguma forma constituem uma evidência da presença da tendência de consumo identificada.



12,4 milhões de assinantes do Serviço Telefónico Móvel
(fonte: marktest.com)

No final do 1º trimestre de 2007 (1T07) existiam 12,4 milhões de assinantes do Serviço Telefónico Móvel (STM), o que representa um aumento de 1,2 por cento do total de assinantes face ao trimestre anterior e de 7,1 por cento face ao trimestre homólogo do ano anterior.

Os detentores de cartões pré-pagos representavam 79 por cento do total de assinantes, e cresceram 0,4 por cento neste período, o que significa, em termos absolutos, perto de 38 mil assinantes novos no trimestre. Foram, no entanto, os planos de assinaturas/pós-pagos que mais contribuíram para o crescimento do número de assinantes deste serviço neste trimestre, tendo registado uma variação positiva de quase 5 por cento em relação ao trimestre anterior, correspondente a cerca de 112 mil novos assinantes. Esta mesma situação verificou-se também em relação ao trimestre homólogo de 2006.

No final do 1T07, a taxa de penetração deste serviço ascendia a 117,1 por cento. Será de relevar que, de acordo com o Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas, promovido pelo ICP-ANACOM e realizado em Dezembro de 2006, cerca de 87,7 por cento dos residentes em Portugal eram clientes do STM.

A diferença entre a penetração de 117,1 por cento, que resulta dos dados fornecidos à ANACOM pelos operadores, por um lado, e as respostas ao inquérito aos utilizadores acima referido, por outro, resulta de vários factores, designadamente:

  • Existem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço. De acordo com o Inquérito ao consumo das comunicações electrónicas, cerca de 14,9 por cento dos utilizadores possuem 2 cartões activos, enquanto que 2,5 por cento dos utilizadores dispõem de 3 ou mais cartões.
  • A activação de novos cartões SIM para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet;
  • O facto de existirem cartões activos afectos a máquinas, equipamentos e viaturas (terminais de pagamento automático com recurso à rede móvel, equipamentos de alarme, segurança, telemetria e telemática, etc...);
  • O facto de existirem cartões afectos a empresas.

De acordo com os dados disponíveis para estabelecer esta comparação, que se referem ao 4T06, a taxa de penetração registada em Portugal (115,7 por cento) mantinha-se acima da média da U.E.2 (107,3 por cento).


1,7 milhões utilizam telemóvel 3G
(fonte: marktest.com)

Os dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest contabilizam mais de 1,7 milhões de portugueses com telemóvel de terceira geração. Marktest.com, 15 de Junho de 2007. Os resultados do trimestre móvel de Abril de 2007 do Barómetro de Telecomunicações indicam que 1 745 mil portugueses já utilizam um telemóvel de terceira geração, que permite realizar video-chamadas. Este número representa 22.1% do total de residentes em Portugal com 10 e mais anos que possuem telemóvel e tem revelado uma tendência de crescimento ao longo do último ano.

Mais de 2 milhões, 2 368 mil indivíduos utiliza um aparelho que, não sendo de 3G, permite aceder ao Portal do seu operador (30.0%) e 44.4% outros tipos de telemóvel.

A penetração de telemóvel 3G é maior junto dos jovens entre os 15 e 24 anos, 38.8% dos que possuem telemóvel nesta faixa etária utilizam mais o de 3G e entre os jovens dos 25 aos 34 anos, 27.9%. No Litoral Norte e na Grande Lisboa também se regista penetração do produto acima da média, respectivamente com 23.6% e 23.5%. Por classes sociais, é na média que o telemóvel 3G é mais utilizado, por 28.3% dos possuidores de telemóvel desta classe social. Todas estas análises tiveram como base os indicadores do estudo Barómetro de Telecomunicações da Marktest para o universo composto pelos residentes em Portugal com 10 ou mais anos.



mais de 1,67 mil milhões de chamadas
(fonte: marktest.com)

No 1T07 os assinantes do STM realizaram mais de 1,67 mil milhões de chamadas, menos 3,2 por cento do que no trimestre anterior e mais 5,5 por cento do que no trimestre homólogo do ano anterior.

No mesmo período, os assinantes do STM receberam mais de 1,68 mil milhões de chamadas, valor que representa decréscimos de 3,1 por cento face ao trimestre anterior e o aumento de 5,0 por cento em relação ao trimestre homólogo do ano anterior.

As chamadas originadas que registaram as maiores variações homólogas são as do tipo móvel-fixo, com cerca de mais 10 por cento que no trimestre homólogo do ano anterior.

Verificou-se ainda que, em termos homólogos, as chamadas fixo-móvel apresentaram, no trimestre em análise, um acréscimo de 4,0 por cento. Tal variação homóloga positiva deste indicador verificou-se, pela primeira vez, no 4T06, embora tenha sido, nesse trimestre, menos acentuada (1,3 por cento).


3,2 mil milhões de minutos de conversação
(fonte: marktest.com)

O número de minutos de conversação originados nas redes móveis totalizou, no 1T07, mais de 3,2 mil milhões de minutos, registando um ligeiro decréscimo, de 0,2 por cento, em relação ao trimestre anterior. Face ao mesmo trimestre do ano anterior, o número de minutos de conversação cresceu 9,0 por cento.

No caso dos minutos, o tráfego intra-rede (ou on-net) foi o único tipo de tráfego que registou uma variação positiva, embora reduzida, neste trimestre: 0,4 por cento face ao trimestre anterior. Face ao trimestre homólogo, este indicador teve um acréscimo de 9,4 por cento.

O número de minutos terminados nas redes móveis atingiu quase 3,3 mil milhões de minutos, valor que representa um decréscimo de 0,2 por cento relativamente ao trimestre anterior. Já no que se refere à variação homóloga, esta foi positiva, de 9,0 por cento. Em relação ao trimestre anterior, e fazendo uma análise por tipo de tráfego terminado, o tráfego on-net foi o único que teve uma variação positiva, embora ténue, de 0,4 por cento.

No 1T07 os assinantes do STM realizaram, em média, cerca de 45 chamadas mensais, sendo que 30 delas foram realizadas para a rede do operador de origem.


3,9 mil milhões de mensagens escritas enviadas
(fonte: marktest.com)

No 1T07 voltou a registar-se um aumento muito significativo do número de mensagens escritas enviadas, que superou os 3,9 mil milhões de mensagens. Este valor traduz num aumento de 15,2 por cento face ao trimestre anterior e de 49,4 por cento face ao trimestre homólogo do ano anterior. Este facto estará associado à adesão, por parte dos clientes do serviço, a tarifários específicos que têm vindo a surgir e que incluem um elevado número de mensagens grátis.


número de downloads legais de música cresce 300%
(fonte: sapo.pt)

Na primeira metade do ano o número de downloads legais de música fixou-se nos 180 milhões de faixas, triplicando o número de descargas efectuadas no mesmo período do ano passado e aproximando-se do número total de downloads registado em 2004, que se ficou pelos 157 milhões.

Até final do semestre existiam em todo o mundo cerca de 300 sites para o download de música, três vezes mais do que no mesmo período do ano passado, que contavam com um total de 2,2 milhões de subscritores.