5.2 Mobile gaming

Gaming: is more mobile than ever



Em Portugal as coisas tendem igualmente a correr bem nesta plataforma. A Ydreams é já hoje uma reputada empresa nacional, de tecnologias, mas o seu principal foco são os jogos para telemóveis. Com esta plataforma, a empresa conseguiu construir uma rede internacional, posicionando-se em praticamente todos os mercados mundiais. A sua criatividade em jogos como Undercover (e sequela), recorrendo a dados de GPS como forma de interagir com os elementos do jogo permitiram-lhe tornar-se conhecida.

Jogos que utilizam sistemas de localização em tempo-real (Undercover 2: Merc Wars), aplicações em ecrãs gigantes que podem ser controladas a partir de um telemóvel (Cubo Vodafone), experiências interactivas activadas por movimentos do corpo, abrem novos caminhos e possibilidades numa indústria cada vez mais exigente.



Recentemente produziram e editaram o jogo baseado no melhor futebolista português da actualidade, Cristiano Ronaldo, cujo nome além fronteiras não fica atrás, o que permite reforçar o nome da empresa no panorama mundial. Aqui aliam-se vários factores de sucesso: um nome conhecido, um jogo tecnicamente avançado para a plataforma em questão, um custo de desenvolvimento abaixo de qualquer outro meio e principalmente, a originalidade do próprio produto, um jogo de futebol pouco convencional.

Curiosidade: Japoneses introduzem sensores nos telemóveis

A novidade mais recente dos telemóveis no Japão é a introdução de sensores de movimento, permitindo aos utilizadores jogarem como se utilizassem o comando da consola Wii da Nintendo. De acordo com a AP, um porta-voz da fabricante de telemóveis nipónica NTT DoCoMo, os novos aparelhos da empresa vêm com um pequeno sensor que é utilizado para jogos de ténis ou pesca, em vez do teclado. Contudo a empresa avisa os utilizadores para não ficarem muito entusiasmados com os aparelhos, pois «podem incomodar quem esteja à volta», defende o porta-voz. Por outro lado a Sharp e a Matsushita Electric Industrial preferiram desenvolver jogos para a câmara do telemóvel, que detecta os movimentos dos jogadores para jogos de luta, por exemplo. Os novos aparelhos devem chegar ao mercado a partir de Maio, mas não existem planos para venda fora do Japão!